sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Perigos da Coca-Cola
Enquanto muitos nutricionistas acreditam que "refrigerantes e outras comidas ricas em calorias mas pobres em nutrientes podem encaixar-se numa boa dieta"é um dito popular que bebidas como a Coca-Cola podem causar danos à saúde se consumidas em excesso, particularmente em crianças jovens, cujo consumo de refrigerante compete, ao invés de complementar, com uma dieta balanceada. Por outro lado, estudos mostraram que aqueles que bebem refrigerantes regularmente têm menos quantidade de cálcio (o que pode contribuir para a osteoporose), magnésio, ácido ascórbico, vitamina B2 e vitamina A.
Não há informações disponíveis sobre a fonte financiadora de tais estudos.
A bebida também foi criticada por usar ácido fosfórico.
Muitas destas críticas foram desmentidas pela companhia como mitos urbanos.
Há ainda acusações mais extremas, sem qualquer embasamento  científico, de que o produto causaria "risco à vida" devido à sua água carbonada, além de afirmações curiosas como a de que "alguém morreu uma vez numa competição de quem bebia mais Coca".

http://forums.tibiabr.com/showthread.php?t=139660

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Produtos de limpeza
 Produtos comumente usados no nosso dia a dia podem representar uma ameaça. Isto porque pesquisas realizadas com animais mostraram que sabonetes e medicamentos tidos como antibactericidas poderiam afetar a saúde.As consequências a longo prazo seriam mudanças no comportamento e até mesmo a infertilidade. O triclocarban, muito usado em desinfetantes e outros produtos caseiros, também pode ser motivo de preocupação. Segundo a professora, pode aumentar a produção de hormônios, prejudicial para pacientes de câncer de mama ou de próstata, por exemplo, que necessitam dos hormônios.

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Maquiagem
 Uma pesquisa realizada por especialistas do Colégio de Optometristas da Grã-Bretanha com 2,5 mil britânicas acima de 16 anos constatou que nove entre dez mulheres usam maquiagem fora da validade. E nesse ponto os especialistas daqui acham que as brasileiras não são nada diferentes das inglesas. E é ai que todas cometem um grande erro, o contato do produto com ar, pele e mucosas favorece sua contaminação por bactérias e fungos, e é por isso que todas as fórmulas contêm substâncias conservantes.
Após o vencimento da validade a pessoa está exposta a alergias, infecções, lesões na pele, podendo ocasionar grandes transtornos. Geralmente as principais áreas afetadas são olhos, pálpebras e bochechas. Além disso, outro fator inconveniente é que o mau uso da maquiagem pode acelerar o processo do envelhecimento.
Produtos de beleza como máscara, sombra e base foram considerados perigosos para a saúde das garotas. Pesquisadores do grupo americano de defesa da saúde pública The Environmental Working Group (EWG) descobriram que produtos de maquiagem trazem uma série de elementos químicos ligados ao câncer, à infertilidade e ao descontrole dos hormônios.

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Ácido Cítrico

                                     

Nome do Produto: Ácido Cítrico


Onde é encontrado: O ácido cítrico é um ácido orgânico tricarboxílico presente na maioria das frutas, sobretudo em cítrico como o limão e a laranja. Sua formula química é C6H8O7.


Para que serve: É usado como conservante natural antioxidante, sendo conhecido também como acidulante   dando um sabor ácido e refrescante na preparação de alimentos e de bebidas. Em bioquímica, é importante o seu papel como intermediário do ciclo do ácido cítrico, de forma que ocorre no metabolismo de quase todos os seres vivos. É ainda usado como produto de limpeza ecológico.


Possíveis Perigos a Saúde: Perigos mais importantes por sua toxicidade e imponderabilidade, o contato com o produto oferece risco somente quando em alta concentração e seu efeitos são rapidamente desfeitos com a presença de um grande volume de água. Porém, sempre constitui uma boa prática procurar um auxílio médico após qualquer acidente. 
Efeitos do produto o produto não oferece grandes riscos no seu manuseio, no entanto recomenda-se o uso dos EPI’s adequados.
Efeitos ambientais não descartar o produto em esgotos, superfície de água, e sim em local autorizado pela legislação vigente.